O FEITIÇO QUE MUDARÁ A SUA AULA

Harry Potter

Já nascemos condicionados a acreditar que a matemática é algo difícil, e somente pessoas que possuem certas habilidades e inteligência, são capazes de aprendê-la. Ela é considerada como um bicho-papão por muitos!

Para você entender melhor, o bicho-papão é uma criatura transformista, que assume a forma do que mais tememos. Se você teme a matemática, esse será o seu bicho papão!

Em uma de suas aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas, Remo Lupin mostra um feitiço capaz de afastar bichos-papões: Riddikulus!

Você já imaginou se fosse possível acabar com o medo da matemática apenas dizendo: Mathema Riddikulus!?

Saiba que é possível conjurar esse feitiço sem ser pego por fazer magia fora de Hogwarts, basta transformá-lo em “criatividade”. Isso mesmo, o feitiço pode ser disfarçado com a sua criatividade e eu vou te mostrar como:

  • Aposte em uma matemática mais criativa e visual;
  • Converse com seus alunos para saber quais são seus interesses;
  • Faça atividades mais dinâmicas envolvendo o mundo deles;
  • Mostre a importância do erro no processo de ensino e aprendizagem.

Harry Potter é um fenômeno mundial, que mesmo após 25 anos do seu lançamento ainda faz sucesso. Que tal aproveitar a sua paixão por Harry Potter e se unir a esse fenômeno dentro de sala? Já imaginou montar uma aula enquanto come pipoca e maratona os filmes? Eu já. Aliás, não só imaginei como faço isso em grande parte das vezes. A cada vez que assisto aos filmes ou leio os livros, tenho um insight diferente.

Quer ver só? Certa vez eu fui montar uma aula sobre análise combinatória (uma matéria que exige um pouco mais de atenção), mas eu estava cansada de sempre apresentar senhas, combinações de roupas e afins, da mesma forma. Foi quando eu pensei: E se eu usasse esses mesmos elementos mas de um jeito diferente? Olhei para o lado e vi a minha coleção de Harry Potter. Será que poderia ser possível fazer uma aula de análise combinatória baseada em Harry Potter? SIM! Não só era possível como eu fiz!

Eu comecei a pensar nas casas de Hogwarts e nos uniformes dos alunos, nos times de quadribol e nos jogos, nas senhas para acessar o salão comunal das respectivas casas … e aí a minha cabeça foi a mil! Montei uma aula onde eu comecei falando sobre o princípio multiplicativo e o diagrama da árvore com os uniformes de Hogwarts. Apostei também em imagens dos filmes e criei um pergaminho com todos os itens que os alunos precisavam para o seu primeiro ano letivo em Hogwarts. Foi muito bacana essa aula!

Te convido agora a usar a sua criatividade para inovar nas suas aulas, e deixar aquela matemática quadrada de lado.

Se quiser saber mais sobre como usar Harry Potter em suas aulas de matemática, acesse o meu Instagram @matematicauai. Mas se você quer mesmo usar isso tudo e ainda saber os meus segredos, eu tenho um curso, “Ensinando Matemática com Harry Potter” que vai te ensinar tudo o que você precisa saber. O passo-a-passo, e tudo isso alinhado a BNCC e a Taxonomia de Bloom.

CLIQUE AQUI para conhecer o curso “Ensinando Matemática com Harry Potter por Letícia Prestes.”

Por lá você vai encontrar muita matemática, criatividade, Mentalidades matemáticas, ferramentas, ebooks, Excel, Google forms e muuuuuito mais🤭😍

Um abraço mágico da Letícia Prestes! ✨

Suas aulas.

Ainda mais mágicas.