CONTEÚDOS ESCOLARES NA QUARENTENA

Harry Potter

Não sabemos quantas pessoas morrerão em nosso país em consequência à Covid 19, não só do vírus mas de falta de atendimento ou outras mazelas em meio à crise. Não sabemos quantos serão os doentes e se terão ajuda para passar pela enfermidade. Devido ao isolamento social muitas pessoas passarão necessidade, sem renda. Outras não vão parar e poderão levar a doença para suas moradias já aglomeradas. Outras terão agravados seus problemas psiquiátricos.

famílias confinadas com alcoólatras e dependentes químicos, outras com agressores. Presos provisórios estão sendo soltos, motins estão acontecendo nas prisões. Há uma guerra política no meio ao caos e só estamos no início da crise. Nossas crianças e jovens estão passando por tudo de acordo com a realidade de suas famílias. Tentamos orientar para que se mantenham ativos, leiam e realizem suas atividades. Mas nenhum conteúdo é tão importante quanto a própria crise: como um vírus parou o mundo? Como a globalização ajudou a espalhar a doença? E as informações? Qual o papel da ciência e da pesquisa na pandemia? Por que o álcool em gel está em falta? Como ele atua em nossas mãos? E o sabonete? Como é feita a tal curva de crescimento da doença e como ela pode ser achatada? Por que há tanta preocupação com a crise econômica? Qual a diferença social entre nosso país e outros, como a China e a Itália? Qual o sistema de governo desses países? Como buscar informações seguras e evitar as fake news? Quais as consequências dessa crise para nosso país, estado, município e comunidade? E para minha vida?

A pandemia traz assuntos relevantes para qualquer disciplina e devemos lançar mão deles não só para aproveitar o gancho da atualidade mas para trazer aos estudantes conteúdos significativos para compreender o período que estão vivendo. Além das Linguagens, da Matemática, das Ciências Naturais e Sociais também devemos valorizar as Artes e a Educação Física, vitais para o equilíbrio físico e emocional neste período de isolamento. Jogar, pular, cantar, dançar, tocar, pintar, desenhar, colorir, recortar, colar. Verbos de ação que devemos estimular durante o isolamento social, uma vez que já recebo mensagens de alunos prostrados, desanimados, que desejam ficar só na cama com o celular. Que façamos videoaulas de arte e Educação Física também!

Queridos colegas professores, vamos continuar nossos trabalhos sim, mas adequados à realidade que estamos vivendo. Que possamos recorrer às competências da BNCC e lembrar que responsabilidade e cidadania, empatia e cooperação, autoconhecimento e autocuidado, cultura digital, comunicação e todas as outras competências estão presentes no acolhimento de nossos alunos e no trabalho significativo com os conteúdos atuais da pandemia global. Estejamos em casa, mas juntos e unidos por uma educação de qualidade em nosso país.

Clique no link e saiba mais sobre o projeto! Tenho certeza que você poderá utilizar muitas dessas ações em sua realidade! 😃

Quer saber mais? Acompanhe nosso Instagram e o canal no Youtube! 🖥️📱🎞️

Se você é professor(a) de matemática, também pode acessar AQUI para conhecer e fazer parte do curso “Ensinando Matemática com Harry Potter por Letícia Prestes.”

Tudo isso alinhado a BNCC e a Taxonomia de Bloom🤓

Na nossa loja você vai encontrar muita matemática, criatividade, Mentalidades matemáticas, ferramentas, ebooks, Excel, Google forms e muuuuuito mais🤭😍

Um abraço mágico da Stefânia! ✨

Suas aulas.

Ainda mais mágicas.