Olá, professores mágicos, tudo bem com vocês?
Hoje vou mostrar para vocês alguns exemplos de como podemos trabalhar Ciências com Harry Potter com Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
De forma geral, quando falamos Ciências Naturais, pensamos em meio ambiente, e trabalhamos com as crianças do micro para o macro: sua concepção de família, casa, escola, bairro, município, e assim por diante, e podemos utilizar diversos cenários de Harry Potter para contribuir nesse processo.
Para trabalhar o conceito de ambiente natural, você utilizar como exemplo a Floresta Proibida e o Lago Negro; já Hogwarts, a casa dos Dursley e a mansão dos Malfoy podem ser utilizados na definição do conceito de ambientes modificados.
O próprio conceito de meio ambiente em si pode ser trabalhado com Harry Potter, já que as crianças nessa faixa etária ainda não têm isso bem definido, pois consideram a natureza como meio ambiente, mas não a sua casa, ou a escola. Então, se você apresentar aos alunos uma imagem de Hogwarts em meio à Floresta Proibida, teremos aí um ambiente parcialmente modificado, mas ainda assim os alunos relacionarão com meio ambiente. Mas, se você apresentar a imagem de uma das salas de aula de Hogwarts, é provável que eles não apliquem a mesma definição. Desta forma, você pode questionar seus alunos sobre o que é meio ambiente, fazendo com que usem de sua criatividade e cheguem às suas próprias conclusões, tornando-se construtores de seu próprio conhecimento.
O corpo humano faz parte das Ciências Naturais desde a Educação Infantil, onde trabalhamos as fases da vida, a identificação do próprio corpo, passando para o funcionamento do corpo humano no Fundamental I, onde abordamos temas como a puberdade, os aparelhos Urinário, Reprodutor, Digestório, etc. Mas, como Harry Potter pode auxiliar nisso?
Para trabalhar o tema “fases da vida”, que tal espalhar pela sala de aula imagens de alguns dos alunos do 1° ao 8° filme, e pedir às crianças para colocá-las em ordem cronológica? Isso ajudará seus alunos a desenvolver a percepção das mudanças dos personagens ao longo dos anos, e você pode questioná-los sobre o porquê da escolha da posição em que colocaram as fotos, fazendo-os observar os detalhes e, se necessário, repensar suas escolhas. É possível também utilizar imagens de adultos, como do professor Snape e do professor Dumbledore, onde as mudanças ao longo dos anos são mais sutis, fazendo com que seus alunos reflitam sobre essa diferença. “Por que foi mais difícil identificar a ordem das fotos nos adultos? Por que as crianças apresentaram mais mudanças?” Abre-se aí um link para abordar sobre a fase de crescimento, em que época da vida ocorre e quais mudanças são predominantes na infância, adolescência, idade adulta e velhice. Não é legal?
E por que não usar os óculos de Harry Potter para ajudá-lo em suas aulas sobre os cinco sentidos? Você pode questionar seus alunos sobre os motivos pelos quais é necessário usar óculos, qual órgão é afetado, como os óculos auxiliam na visão, e daí partir para os demais sentidos. Outro personagem que pode chamar a atenção das crianças é Olho Tonto Moody! Instigue seus alunos a pensarem se é possível um olho girar 360° graus, ou enxergar através das paredes, crie analogias com as câmeras que filmam nessa amplitude ou com os aparelhos de raio X. Não é o máximo?
E qual criança não se encanta com a possibilidade de voar?
Cenas das aulas de voo e das partidas de Quadribol podem ser utilizadas para trabalhar os movimentos do corpo. Levar as crianças menores a observarem quais movimentos são utilizados pelos alunos de Hogwarts nas aulas de voo, e quais deles são ou não realmente possíveis de serem realizados, observando inclusive seu próprio corpo em ação, proporciona uma forma de aprendizagem prática, divertida e eficaz.
Da mesma forma, no Fundamental I podemos aprofundar o estudo dos movimentos, identificando as partes e funções dos Sistemas Ósseo, Articular e Muscular. Você pode estudar com seus alunos os movimentos utilizados em uma partida de Quadribol para voar, fazer gols, desviar dos balaços, defender, pegar o pomo de ouro, relacionando com os Sistemas, fazendo-os pensar, por exemplo, sobre o porquê dos ossos não rasparem uns nos outros e a importância das articulações, e que os músculos são fundamentais na movimentação.
Lembram da cena onde Gilderoy Lockhart remove os ossos do braço de Harry, após este se ferir durante a partida de Quadribol? Olha que cena maravilhosa para trabalhar o Sistema Ósseo! Você pode questionar sobre o crescimento dos ossos, ou como seria caso não tivéssemos ossos, trabalhando assim a importância do esqueleto na sustentação do nosso corpo.
E aí, gostou?
Espero que essas dicas ajudem a enriquecer ainda mais suas aulas!
Malfeito feito!