O primeiro benefício é a Autonomia. Quando proporcionamos um ambiente onde as crianças e adolescentes possam gerir seu próprio tempo e organizar suas atividades, estamos incentivando a autonomia. A pandemia nos mostrou o quão dependentes muitos dos nossos alunos são da orientação do professor. Portanto, promover atividades onde os alunos têm um tempo determinado para concluir tarefas em qualquer ordem que escolherem, permite que eles desenvolvam habilidades de gestão do tempo e tomada de decisões. Essa é a autonomia – a liberdade de escolha com responsabilidade. Assim, esses alunos passam a entender que podem tomar suas próprias decisões, mesmo sem um professor constantemente por perto.
O segundo benefício que surge da autonomia é o Protagonismo. Alunos autônomos começam a ter opiniões, fazer sugestões e tomar iniciativas. Eles se sentem parte integrante do processo de construção de sua aprendizagem, desde a mais tenra idade até a idade adulta. É crucial ressaltar que o protagonismo não diminui o papel do professor. Na verdade, coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, fazendo com que ele participe da aula ativamente ao invés de apenas assistir.
Por fim, o terceiro benefício, que emerge do protagonismo, é a Perspectiva. Um dos maiores problemas que enfrentamos na nossa juventude é a falta de perspectiva. Isso se torna evidente em casos graves de ansiedade, depressão e até mesmo suicídio. No entanto, quando ensinamos aos nossos alunos a serem mais autônomos e protagonistas, eles ganham uma nova perspectiva. Eles passam a entender a sua importância no mundo e percebem que são capazes de tentar, errar, sugerir e que possuem todas as habilidades necessárias para resolver problemas. Se por acaso não tiverem, eles aprenderão a buscar ajuda.
Assim, a autonomia, o protagonismo e a perspectiva são frutos de uma educação criativa. Esses elementos equipam uma nova geração com um propósito, fortalecendo os alunos e preparando-os para os desafios do século 21. Portanto, essa é a educação criativa que devemos incorporar em nossas aulas. E lembre-se, estou aqui para ajudar no que for preciso.
Quer saber mais assista esse vídeo AQUI
Até logo!