Olá, Professores Mágicos! Que tal usar a literatura de Harry Potter para ensinar conteúdos em sua aula de História? Hoje trouxe várias opções, bora lá!
Quando relacionamos Harry Potter com nossa história, podemos partir da antiguidade, com os druidas e feiticeiros, principalmente a figura de Merlin, que é tão famosa, e você pode pesquisar de onde ele surge, a relação com Dumbledore na saga, os tipos de conhecimentos que essas pessoas tinham, e que eram relacionados à natureza, mas visto por muitos como bruxaria. Nesse ponto você pode trabalhar a caça às bruxas ao longo da História, o período da Inquisição, as Bruxas de Salém, e tantos outros massacres que ocorreram ligados a isso.
Abordar a questão dos elfos domésticos na saga é um ótimo momento para falar sobre escravidão, já que autora faz uma clara alusão com o período escravocrata da nossa história. Dobby, o elfo mais querido da saga, foi escravo da família Malfoy e era muito maltratado, o que era a realidade de muitos elfos domésticos.
Apesar de muitos elfos domésticos terem sido libertados, principalmente com a ascensão de Hermione Granger ao Ministério, vários deles não queriam essa liberdade. Essa é uma discussão riquíssima para levar para a sua sala de aula, para tentar entender os motivos disso ter acontecido e se um fenômeno parecido aconteceu em nossa história oficial. Não podemos esquecer que os escravos libertos eram abandonados à própria sorte, sem trabalho ou moradia, e muitos temiam essa realidade caso fossem libertos.
E não podemos deixar de ligar Harry Potter ao estudo referente à Idade Média. O trabalho com castelos começa desde a Educação Infantil, passando pela compreensão da monarquia nas Séries Iniciais, até o Absolutismo Real nas Séries Finais, pensando sempre na verticalidade do ensino. É muito importante ter bem claro que os alunos primeiro têm uma aproximação de um conteúdo, para depois chegar à apropriação dos mesmos, culminando em seu aprofundamento, e é por isso que um mesmo conteúdo é visto repetidamente, ano após ano.
Já pensou em trabalhar nazismo e fascismo com Harry Potter? A autora fez uma clara alusão a Hitler quando criou o personagem Voldemort, e você pode partir o estudo do nazismo desse ponto, trabalhando essa questão de supremacia de uma raça determinada, e as formas utilizadas para convencer as pessoas disso. Pesquise com seus alunos os motivos pelos quais os muggles fossem perseguidos, e estabeleça comparações com os fatos que levaram os judeus a serem rechaçados pelos nazistas. É maravilhoso, não é?
Você já leu A Ordem da Fênix? Ali nos deparamos claramente com uma forma de ditadura, imposta pelo então Ministro da Magia, Cornélio Fudge. E, ao enviar Dolores Umbridge para Hogwarts, esta ditadura se estabelece dentro da escola, com regras a serem seguidas cegamente, mesmo sem serem fundamentadas ou compreendidas, chegando ao extremo de castigos físicos e tortura, além do corte na comunicação entre alunos e seus familiares, já que as cartas eram interceptadas pela inquisidora. Eis aí uma fonte riquíssima de trabalho para que você, professor, aborde a ditadura ao longo da história, facilitando a compreensão de seus alunos sobre o assunto.
O historiador Thiago Almeida realizou um projeto incrível de Ditadura com Harry Potter e colocou o passo-a-passo num ebook que tem sido utilizado por professores do Brasil inteiro! Clique aqui para conhecer,
Essas foram as dicas de hoje, professores, espero que tenham gostado!
Malfeito feito!
Stefânia